Atualmente vivemos um cenário de crise com a chegada da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Esta crise tem produzido efeitos na forma como trabalhamos e muitas empresas, a uma escala global, colocaram os seus colaboradores em teletrabalho. Assim sendo, torna-se crucial fazer com que a experiência digital destes colaboradores seja melhor, bem como ter acesso ao equipamento necessário para a boa execução do seu trabalho.
Existem vários indicadores que mostram que as organizações que investem nestas duas características obtêm equipas mais dedicadas, competitivas e capazes de alcançar resultados positivos a vários níveis, em última análise, produzindo efeitos positivos também para os resultados do negócio. Assim, e segundo alguns especialistas, as empresas que estarão melhor equipadas para o teletrabalho são as que que têm digital workplaces providos com algumas funcionalidades que são essenciais a um melhor desempenho.
Os especialistas da Liferay indicam cinco capacidades dos digital workplaces que permitem ajudar o colaborador a desempenhar as suas tarefas de forma mais eficiente e promovem a motivação e o índice de satisfação ao mesmo tempo.
Capacidades de gestão de conteúdos e de colaboração: possuir tecnologia com funcionalidades que permitam criar bases de conhecimento, facilitar a criação e o intercâmbio de conteúdos, assim como a colaboração departamental e interdepartamental com sistemas de videoconferência, chats, fóruns de discussão ou wikis.
Personalização da experiência do trabalhador: facilitar a localização da informação de forma a reduzir o tempo de pesquisa, através de personalização automática de conteúdo baseada em comportamentos.
Gestão de acessos à informação baseados em perfis: manter um sistema de segurança contínuo no acesso à informação através de uma gestão correta da identidade e do controlo de acessos à intranet.
Pesquisa de conteúdos: ter à disposição dos colaboradores um motor de busca que lhes permita aceder à informação de forma mais rápida e ágil, possibilitando filtrar e ordenar resultados e personalizar classificações dos mesmos, vai ter impacto na produtividade da equipa e nos níveis de satisfação dos colaboradores.
Integração de ecossistemas: integrar todas as ferramentas mencionadas com os restantes sistemas da empresa, o que permitirá ao colaborador ter uma experiência unificada e tirando o máximo partido dos investimentos realizados previamente pela empresa nas várias tecnologias.
Fonte: https://phys.org/news/2020-05-scientists-quantum-radar-prototype.html