Fica a par de todas a novidades tecnológicas no nosso BLOG!

cyber segurança

Ataques de Segurança

Depois dos ataques de segurança que ocorreram no início deste mês na consultora Everis e na rádio Cadena SER, em Espanha, considerámos interessante trazer-vos um estudo da Hiscox, feito pela Forrester Consulting entre outubro e dezembro de 2018.

Através de inquéritos realizados a empresas americanas, do Reino Unido, Espanha, Países Baixos, Alemanha, Bélgica e França, o estudo procurou perceber se as empresas estão preparadas para estes ataques.

 Segundo o relatório, a maioria das empresas (61%) afirma terem tido falhas de segurança nos últimos doze meses, o que contrasta com os 45% de empresas que reconheceram ter sofrido um ou mais ciberataques no ano de 2017. No que respeita à frequência dos incidentes, 30% das empresas relataram ter tido quatro ou mais incidentes, um aumento e 10% face ao ano anterior.

Os ataques mais recorrentes foram vírus e worms (24%), seguidos de ransomware (17%) e de negação de serviço ou DDoS (15%).

“As pequenas empresas (até cinquenta colaboradores) que foram alvo de ciberataques passaram de 33% para 47% e, no caso das de média dimensão (até 250 colaboradores) de 36% para 63%, isto apesar das grandes organizações serem as mais afectadas com 75% a terem problemas e com 21% a indicarem que sofreram cinco ou mais incidentes de segurança.”

 segurança

No entanto, o estudo revela que este aumento pode ser consequência da implementação do RGPD. Como referiu Gareth Wharton, cyber CEO da Hiscox. «A regulação está a aumentar a consciência das empresas para os problemas de segurança e a obrigar à criação de bases rigorosas na cibersegurança. O RGPD obrigou as a organizações a adaptarem-se e provocou um aumento na procura por soluções de cibersegurança e seguros cibernéticos».

Fonte:https://business-it.pt/2019/11/26/maioria-das-empresas-sofreu-incidentes-de-seguranca-em-2018/

Partilhar notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Notícias relacionadas