Fica a par de todas a novidades tecnológicas no nosso BLOG!

radar quantico

Radar Quântico – O primeiro Protótipo

Físicos do Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria (IST Áustria) desenvolveram o primeiro protótipo de radar quântico que utiliza um novo tipo de tecnologia denominada de microwave quantum illumination, que ocorre através do entrelaçamento quântico como método de deteção de objetos à distância. Este conceito consiste num fenómeno onde duas partículas permanecem conectadas e partilham traços físicos independentemente da distância a que se encontram.

Fonte: IST Áustria/Philip Krantz

Este protótipo foi resultado da pesquisa de um grupo liderado pelo Professor Johannes Fink, do IST Áustria, em conjunto com Stefano Pirandola, do Instituto de Tecnologia de Massachussets e da Universidade de Nova Iorque e David Vitali da Universidade de Camarino, em Itália.radar quantico proptotipo

Contrariamente ao que acontece com os radares tradicionais, este modelo oferece maior sensibilidade na medida em que permite distinguir a radiação emitida do objeto em análise da restante radiação presente no ambiente onde ocorre o estudo, o que se traduz em resultados mais conclusivos.

Esta tecnologia é vista como promissora principalmente para scanners de imagens biomédicas de potência ultrabaixa, onde o objeto a ser detetado pode estar em temperatura ambiente, não sendo necessárias biópsias.

Há também quem acredite que este projeto poderá eliminar a tecnologia dos aviões invisíveis, constituindo também uma mais-valia na área da segurança.

Fontes:

https://phys.org/news/2020-05-scientists-quantum-radar-prototype.html

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=radar-quantico-prototipo&id=0 10150200513#.Xs49MGhKhPY

Partilhar notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Notícias relacionadas