O Corona Vírus, responsável pela doença Covid-19, tem sido notícia de abertura um pouco por todo o mundo. Desde a sua descoberta, o vírus já causou mais de 2500 mortes e já foram identificados mais de 75 mil casos. Com uma taxa de mortalidade bastante reduzida, os impactos da doença estendem-se a diversos outros níveis.
A China representa a segunda maior economia do mundo, responsável não só pela grande maioria das exportações a nível mundial como também por uma grande parte das importações do mercado norte americano, em particular no sector das Tecnologias. Neste sentido, não só a China está com dificuldades em manter a normal produção e distribuição de produtos, como também os seus habitantes estão a reduzir o número de produtos adquiridos fora, o que se traduz numa redução nas vendas na maior economia do mundo, os Estados Unidos da América.
Sendo o Corona Vírus imprevisível e difícil de conter, é ainda difícil para os especialistas determinar quais as consequências que este terá em termos económicos. No entanto, os efeitos já se fazem sentir nas principais empresas tecnológicas.
A Tesla afirmou que o vírus constitui um risco para o seu negócio, bem como a Apple, que reduziu a meta de receitas para o presente semestre. A Amazon não se pronunciou quanto ao assunto, mas encontra-se a armazenar artigos de fornecedores chineses para precaver possíveis interrupções no fornecimento. As empresas referidas, à exceção da Tesla, estão a reduzir ou a abolir as deslocações para a China, incentivando os seus colaboradores a trabalhar remotamente.
Atualmente muitas empresas na China estão a reabrir portas e a tentar regressar à normalidade, embora a capacidade de resposta não seja ainda suficiente para voltar a equilibrar o mercado. Deste modo as empresas tecnológicas, cujo produto depende na sua maioria da mão-de-obra chinesa, estão também a adiar ou a cancelar alguns eventos internacionais, nomeadamente lançamento de novos produtos com tecnologias 5G.
Fontes:
https://www.itchannel.pt/news/hardware/coronavirus-ira-perturbar-mercado-chines-de-dispositivos
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/locations-confirmed-cases.html