Fica a par de todas a novidades tecnológicas no nosso BLOG!

IT solutions

Corona Vírus e o impacto no Mercado das TI

O Corona Vírus, responsável pela doença Covid-19, tem sido notícia de abertura um pouco por todo o mundo. Desde a sua descoberta, o vírus já causou mais de 2500 mortes e já foram identificados mais de 75 mil casos. Com uma taxa de mortalidade bastante reduzida, os impactos da doença estendem-se a diversos outros níveis.

A China representa a segunda maior economia do mundo, responsável não só pela grande maioria das exportações a nível mundial como também por uma grande parte das importações do mercado norte americano, em particular no sector das Tecnologias. Neste sentido, não só   a China está com dificuldades em manter a normal produção e distribuição de produtos, como também os seus habitantes estão a reduzir o número de produtos adquiridos fora, o que se traduz numa redução nas vendas na maior economia do mundo, os Estados Unidos da América.

Sendo o Corona Vírus imprevisível e difícil de conter, é ainda difícil para os especialistas determinar quais as consequências que este terá em termos económicos. No entanto, os efeitos já se fazem sentir nas principais empresas tecnológicas.

localizações coronavirus
Localizações confirmadas com casos de Covid-19 a 25/02

A Tesla afirmou que o vírus constitui um risco para o seu negócio, bem como a Apple, que reduziu a meta de receitas para o presente semestre. A Amazon não se pronunciou quanto ao assunto, mas encontra-se a armazenar artigos de fornecedores chineses para precaver possíveis interrupções no fornecimento. As empresas referidas, à exceção da Tesla, estão a reduzir ou a abolir as deslocações para a China, incentivando os seus colaboradores a trabalhar remotamente.

Atualmente muitas empresas na China estão a reabrir portas e a tentar regressar à normalidade, embora a capacidade de resposta não seja ainda suficiente para voltar a equilibrar o mercado. Deste modo as empresas tecnológicas, cujo produto depende na sua maioria da mão-de-obra chinesa, estão também a adiar ou a cancelar alguns eventos internacionais, nomeadamente lançamento de novos produtos com tecnologias 5G.

Fontes

https://www.itchannel.pt/news/hardware/coronavirus-ira-perturbar-mercado-chines-de-dispositivos   

https://www.vox.com/recode/2020/2/20/21145803/coronavirus-impacting-big-tech-business-apple-amazon-facebook-big-tech-impacted

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/locations-confirmed-cases.html

Partilhar notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Notícias relacionadas