O ano de 2020 tem sido um ano particular para todos os setores da nossa sociedade devido à Covid-19. Será que podemos dizer que tudo tem sido negativo?
Um dos aspetos que podemos considerar como mais positivo no decorrer destes meses em Portugal, tem sido o aceleramento dos processos de transição e transformação digital que até então estavam bloqueados por processos burocráticos complexos que dificultavam e atrasavam este tipo de evolução.
Até ao início deste ano, o governo português tinha planos ambiciosos para a transição e transformação digital. No entanto, podemos afirmar que esta pandemia foi em grande parte impulsionadora da grande e rápida evolução que ocorreu ao longo dos últimos meses, levando a que estes planos agora sejam ainda mais ambiciosos do que inicialmente estava previsto.
O objetivo é assim, levar Portugal a ser o líder europeu em transição digital. Foi exigido às empresas, principalmente às detentoras de projetos que envolvessem processos de transformação e transição digital, que num espaço mais reduzido de tempo, apresentassem soluções tecnológicas que permitissem este avanço de forma mais rápida e eficiente.
Alguns dos exemplos que podem ser apresentados como inovadores e que marcam esta rápida transição são, por exemplo, a possibilidade de muito em breve podermos renovar o nosso cartão do cidadão através de um terminal multibanco ou, por exemplo, as deslocações a entidades públicas neste momento já serem feitas através de agendamentos, evitando as grandes enchentes e as grandes demoras neste tipo de serviços.
Uma outra grande mudança que a pandemia trouxe à nossa atual realidade foi a da crescente tendência do teletrabalho e a readaptação das empresas a esta modalidade, que implica terem contacto com tecnologias que não usavam habitualmente ou com muita frequência.
Fontes:
https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/transicao-digital-com-a-pandemia-saltamos-etapas-e-desbloqueamos- resistencias
Cartão de Cidadão: Renovação vai poder ser feita por Multibanco